A MINHA INFÂNCIA DOS ANOS DE 1990 – PARTE I

Por Indyra Tomaz

PROGRAMAS DE TV E BRINCADEIRAS

tv-colosso.jpg 02bolinha_de_gude.jpg

Pega-pega, esconde-esconde, roba bandeira, Caça Talentos, Porta dos desesperados, Chapolin Colorado são respectivas brincadeiras e programas de TV que marcaram a infância dos anos de 1990. Provavelmente quem brincou e assistiu a tudo isso nasceu no fim dos anos de 1980 e em 1990, viveu e participou da infância considerada pura.

As crianças dos anos de 1990 hoje estão entre seus 18 e 20 e poucos anos. A memória ainda está bastante ativa em relação a tudo vivido na época. Afinal, os anos de 1990 estão há alguns poucos anos atrás, não dá pra esquecer assim tão fácil. Agora imaginem um grupo de jovens entre essas idades sentados em uma mesa de bar. Eles vão discutir sobre muitas coisas, mas, com certeza, uma delas será sobre as brincadeiras e programas de TV que marcaram suas infâncias. A conversa, ao longo do seu desenrolar, vai ficando emocionante. Todos aqueles jovens e já bem crescidinhos parecem voltar a 1990 e alguma coisa deixando claro que é sempre uma alegria recordar.

Especialmente aos meus leitores do blog, cada jovem que fica até arrepiado só de lembrar, aos pais que tiveram que acelerar no carro para que o filho não perdesse a programação, pensei em escrever e mostrar um pouco daquela época de intensa infância.

Imaginem-se de frente para a porta de saída e entrada de sua casa. Daqui já se pode ouvir os gritos animados das outras crianças lá fora. Elas parecem vibrantes. A sua chegada deixa toda aquela meninada empolgada. Afinal, é mais um para alegrar a brincadeira. Todos fazem um ciclo e apontam os dedos para o centro. Nas mãos só tem zero ou um. Estão decidindo quem vai contar para que os outros possam se esconder. Enjoados de brincar de esconde-esconde as crianças optam por uma brincadeira mais animada. Pega-pega, lembra? É uma gritaria só. Meninos correm atrás de outros objetivando toca-los e assim deixando “o pega” ser o outro. E assim continuam as infinitas brincadeiras. As crianças nunca estão cansadas. Um tempinho depois à brincadeira muda. A mais citada quando entrevistados alguns jovens, polícia e ladrão. Geralmente a diversão preferida dos meninos. De um lado ficavam os policiais e do outro os bandidos. O objetivo era o lado que representava a polícia prendesse o lado representado pelo ladrão. Todo animação só acabava quando chamado da mãe, para que as crianças tomassem banho, era ouvindo lá do lado de fora da casa.

Para o estudante de enfermagem Leandro Uchoa, 21, sua infância foi “ótima e emocionante”. Gostava de brincar de polícia e ladrão, sete pecados, jogar futebol com os amigos e de fingir que era médico. Fã número um das séries “Anos Incríveis” e “Dawson´s Creek”, afirma que nunca perdia a nenhum episódio.

Pedro Alves, estudante de jornalismo, 20, autoconsiderado “um verdadeiro menino de rua” define: “minha infância foi 90”. Orgulhoso e sempre demonstrando empolgação quando fala de sua infância, lembra das brincadeiras que marcaram a época. Bila (bola de gude), peão, pipa, pega, esconde-esconde, zerinho ou um e, principalmente polícia e ladrão. O estudante revela que passava horas no “meio da rua” (expressão usada por ele para identificar seu local preferido de brincadeira) com os colegas. “Não fui criado escondido dentro de casa”, orgulha-se.

TV Colosso, Chaves, Chapolin e a série Punk – a levada da breca foram programas que tiveram, todos os dias, a audiência de Pedro. Além do mais, era um grande fã da Angélica e Eliana, e declarado um não baixinho da Xuxa.

LISTA DE PROGRAMAS DE TV:

• Os Trapalhões;
• TV Colosso;
• Chaves;
• Ra-ti-bum;
• Glub Glub;
• Castelo Ra-ti-bum;
• O mundo de Bekman;
• Carrosel;
• Punk Brewster – a levada da breca

LISTA DE BRINCADEIRAS:

• Pega;
• Bolinha de gude;
• Esconde-esconde;
• Roba bandeira;
• Bater tazo;
• Polícia – ladrão;
• Queimada;
• Qual é o mês?
• Gato mia;
• Duro ou mole?

Confira as músicas que marcaram alguns programas da década de 90:

Kboing

4 Respostas para “A MINHA INFÂNCIA DOS ANOS DE 1990 – PARTE I

  1. O segredo é nascer para escrever…

  2. o nome da série do estudante de enfermagem é Dawson´s Creek
    huheuehueheu

    e eu queria ter uma cama igual a da punky!
    uehueheu
    =*

  3. Coincidência seu texto, pois recentemente eu comecei a assisti a esse tal de Dawson aí, porque minha namorada era fã e queria relembrar. Mais bobo do que isso só mesmo Barrados no Baile,rsrsrsrs. Mas até q tem tramas interessantes na série.
    Ah, Indyra eu não sei se ainda se usa “anos 90” para falar da última década do século passado. Eu acho que agora se usa “anos 1980 e anos 1990” pois, afinal de contas, ainda estamos na década de 10 para o novo século XXI, entendeu? Ainda nem chegamos na década de 70 para este século. Só pra se ligar nisso!
    Ah, mas foi boa a idéia de sair pro bar e ficar jogando conversa fora sobre infância… Queria vê sóa choradeira depois, rsrsrsrs. Vamos combinar um dia!?

  4. oi Indy,

    tô lendo tudo e achando ótimo. beijo!

Deixe um comentário