A MINHA INFÂNCIA DOS ANOS DE 1990 – PARTE III

Por Indyra Tomaz

DESENHOS ANIMADOS E SÉRIES

caverna-do-dragao.jpg  picapau.jpg

Pela manhã, nos programas infantis, ou nos fins de tarde era certa a audiência das crianças para vê os desenhos animados e as séries. Elas sabiam de cor quando iam começar os desenhos só ouvindo a introdução das músicas. Era uma concentração certa. Ficavam sentados no sofá. Deitavam no chão. Sempre procurando a maneira mais confortável para assistir às programações preferidas. Entre muitos desenhos e séries que se destacaram existem pelo menos uns seis, ou mais, que jamais serão esquecidas. E mais, alguns ainda estão no ar.

Caverna do dragão, Doug, Power Ranger, Pink e Cérebro, Jaspion, Ninja Jiraya são clássicos da infância dos anos de 1990. Eles passavam em emissoras diferentes, mas de forma bastante organizada, em horários opostos. Com isso, era certa a presença das crianças em frente à televisão.

Os personagens dos desenhos animados e das séries eram trazidos para a realidade. As crianças interpretavam e sonhavam em conhecer todos aqueles “amiguinhos” de televisão. Cantavam as músicas das aberturas. Faziam os pais comprar tudo o que estivesse relacionado aos personagens. Parecia uma grande febre. Em época de carnaval era certo encontrar crianças fantasiadas de Jaspion, Ninja Jiraya, Power Ranger. Elas adoravam parecer com seus ídolos de infância.

jaspion.jpg

“Os que eu mais gostava eram os do mal”, afirma Livia Moreira, estudante de publicidade,19, quando lembra do desenho Ursinhos Carinhosos, seu preferido. Mas além desse, ela gostava de assistir ao Pica-pau, Tom e Jerry, Caverna do Dragão.

No desenho Ursinhos Carinhosos, Livia diz que adorava os personagens, representantes do mal, Coração Gelado e Laurinha. Diz que os bonzinhos eram sempre sem graça. Apesar do gosto pelo lado oposto do de costume das crianças, Livia fala sobre um ursinho de pelúcia, representante do bem, que tem ainda hoje. “Power Ranger era uma ótima opção também”, completa Livia.

Ionara Bandeira, estudante de nutrição, 23, também considera o desenho Ursinhos Carinhosos como o seu preferido. Mas, não matinha a sua concentração apenas nele. As animações Caverna do Dragão, Pica-Pau, O Marinheiro Poppye, também foram assistido por ela. Além dos desenhos, Ionara assistia a série Jaspion, transmitido na antiga rede Manchete, considerada a sua preferida. Mesmo gostando dos desenhos animados, a jovem não costumava colecionar ou pedir os personagens, bonecos, roupas, adesivos, aos seus pais, “eu gostava só de vê-los”, explica.

LISTA DE DESENHOS ANIMADOS:
1. Ursinhos Carinhosos;
2. Caverna do Dragão;
3. Muppet Babies;
4. A Pedra dos Sonhos;
5. As Aventuras de Tin-Tin;
6. Doug;
7. O Fantástico Mundo de Bob;
8. Duck Tales;
9. Super Mário Bros;
10. Cavaleiros do Zodíaco;
11. Tom e Jerry.

LISTA DE SÉRIES:
1. Jaspion;
2. Ninja Jiraya;
3. Changeman.

Anúncios

Os comentários estão desativados.